sábado, 10 de agosto de 2013

LA no Campo fala sobre ovinocultura


 
O Programa LA no Campo deste sábado dia 10 de agosto, foi transmitido diretamente da Linha  Iraí, Frederico Westphalen, na propriedade de Odair Strauss e de Carolina Strauss. No local o casal possui o depósito de produtos da Agropecuária Strauss e em uma área de aproximadamente 6 hectares cria um rebanho de 70 ovelhas.
 
O assunto principal do programa foi a criação de ovelhas e toda a cadeia produtiva dos sub-produtos oriúndos dos ovinos. Vários criadores de ovelha participaram do programa, onde puderam socializar os benefícios da criação de ovinos e também as dificuldades do trato e do manejo dos animais.
 
Ovinocultura ou ovinicultura é parte da zootecnia especial que trata do estudo e da criação de ovelhas. O objetivo da ovinocultura é a produção de alimentos de origem ovina, na forma de carne e leite, e de outros produtos, tais como a lã extraída destes animais.

 
O Rio Grande do Sul possui o maior rebanho de ovinos do país com 3,7 milhões de cabeças. Apesar de continuar com a condição de líder no país e da ovinocultura ainda ser atividade de significativa importância sócio-econômica e cultural no Estado, o rebanho gaúcho já foi muito maior, tendo superado a marca de 13 milhões de cabeças na década de 1980.


Atualmente, a ovinocultura voltou a ser atividade altamente demandada e rentável devido ao incremento muito grande que o mercado de carne ovina vem tendo em todo mundo, além de uma estabilidade no setor de lã.




A ovinocultura é uma atividade tradicional que apresenta excelentes perspectivas para os próximos anos, em função do mercado crescente de carne ovina. Além disso, os ovinos adaptam-se perfeitamente às condições de clima e solo do Estado e de coexistência com o Bioma Pampa.

 

Com esse cenário positivo existe um grande potencial para aumentar a produção ovina no Estado. Entretanto, atualmente está havendo um abate elevado de matrizes na tentativa do produtor obter capital de giro a curto prazo, o que acaba diminuindo o rebanho e comprometendo o já reduzido plantel.

 
No ano de 2010, segundo dados da SEAPA (SAN - DPA), o abate de matrizes em frigoríficos sob inspeção oficial foi 82% superior ao de machos. Foram abatidos 399.562 ovinos em frigoríficos com inspeção oficial, sendo 182.456 matrizes, 100.456 cabeças de machos, havendo ainda o abate de 28.462 cordeiras com menos de 6 meses e 88.188 cordeiros da mesma categoria.

Houve também 218.830 abates declarados para consumo próprio, 17.953 em outros estados e, estima-se, 160 mil na clandestinidade.

 

Diante deste quadro preocupante, são necessárias medidas urgentes que ofereçam mecanismos governamentais a fim de estimular a retenção de matrizes e/ou a introdução de matrizes nas propriedades.

 

Os criadores de ovelhas, Carlos Dallanora, Paulo Menlack e Cassiano Grassi que também é Técnico Agrícola e servidor da Inspetoria Veterinária de Frederico Westphalen, debateram a  necessidade de criação de um abatedouro legalizado no município para abrir a comercialização da carne de ovelha nos supermercados locais.

 

Segundo Nelson Razia do Supermercado Razia, também presente ao programa, atualmente a carne  de ovelha é comprada de outras regiões do estado, já que não há a certificação da carne produzida no município.

 

Vanderson dos Santos Pereira, da Cresol, falou sobre o Programa de Micro Crédito que oferece recursos para empreendedores com as melhores taxas de juros do mercado e também dos planos de Consórcio que a Cooperativa de Crédito oferece.

 

Também compareceram ao programa na Linha Iraí, Ildo Bandeira, amigos, convidados e funcionários da propriedade.

 
O programa LA no Campo é apresentado por Loreno Cerutti e Celso Santos, com assistência de Ademar Borella, todos os sábados das 05 às 07 horas pela Luz e Alegria AM.

Patrocínio:

-Cresol Frederico Westphalen- O crédito da agricultura familiar

-Moto Agricola Wolkweis- Valtra Valmet-39 anos lado a lado com o homem do campo

-Creluz- gerando energia, construindo o futuro

- Agricenter- o seu parceiro no agronegócio

 
 


Fonte:http://www.agricultura.rs.gov.br/conteudo/1033/?Mais_Ovinos_no_Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário