sábado, 17 de agosto de 2013

LA no Campo debate Integração Lavoura-Pecuária


O programa LA no Campo deste sábado dia 17 de agosto, tratou de um tema diferente dos já abordados até agora. A Integração Lavoura-Pecuária.A reportagem do programa foi até Boa Vista das Missões onde acompanhou um dia de campo na propriedade da Família Librelotto na Linha São Marcos. 


Há mais ou menos 10 anos atrás, o produtor rural Ivonei Librelotto encontrava dificuldades para se manter no campo, a ponto de chegar a pensar em vender tudo e mudar com sua família para a cidade. Porém, como não se via fazendo outra coisa, Ivonei decidiu então pedir ajuda. Assim, com o auxílio de pesquisas e novas tecnologias, o produtor mudou completamente a realidade de sua propriedade, na Linha São Marcos, em Boa Vista das Missões e hoje, em 111 hectares de terra, cria gado de corte, além de plantar diversas cultivares, em especial o trigo, tornando-se assim referência para outros agricultores da região.

Com o intuito de repassar essa experiência de sucesso a outras pessoas interessadas, foi criado o Dia de Campo – Integração Lavoura-Pecuária, realizado anualmente na própria Fazenda Librelotto. E a quinta edição do evento se deu ontem (8/8), com o apoio da Emater/RS-Ascar, Agrobon, Cooperjab, Embrapa Trigo, Fazendas Librelotto e Busanello e Sementes Cometa. Cerca de mil agricultores, empresários, técnicos, estudantes e pesquisadores estiveram na propriedade em busca de informações sobre a Integração Lavoura-Pecuária, além de obter conhecimento sobre os trigos BRS Parrudo e BRS Tarumã, este último que vem sendo considerado o mais vantajoso pelas suas características e potenciais. Os visitantes tiveram 15 minutos em cada estande com explicações de técnicos da Emater/RS-Ascar, onde puderam observar os bons resultados do BRS Tarumã, cultivo de trigo de duplo propósito, superior em comparação com a aveia preta, que era cultivada anteriormente na propriedade.


A programação do Dia de Campo teve a presentação do sistema de produção da
propriedade (gado de corte), estratégias de manejo e resultados obtidos.
Planejamento forrageiro para minimizar falta de alimento para os animais em períodos de escassez.
Fertilidade do solo e ciclagem de nutrientes.
Consórcios de forrageiras e novas variedades.
Manejo de cereais de duplo-propósito, suplementação e conservação de forragem.
 Apresentação do sistema de produção da propriedade (gado de leite), estratégias de manejo e resultados obtidos.
Bem estar animal e sobressemeadura em grama Tifton e campo nativo.

O produtor Ivonei Librelotto, que foi o anfitrião do Dia de Campo, demonstrou os resultados do manejo correto do pasto. Na oportunidade foi apresentado um ensaio de ganho de peso com a utilização do trigo BRS Tarumã, sendo que os novilhos de corte apresentaram ganho de quase 1 quilo e meio por dia.
A expectativa do produtor  é colher 40 sacos de grãos após dois pastoreios.Considerando o preço do boi vivo a R$ 3,50, Ivonei já registra um ganho com a engorda dos novilhos equivalente a 80 sacos de trigo.


 “É uma colheita antecipada que garante a rentabilidade do produtor através do ganho na carne, não dependendo das oscilações do clima e do mercado até a colheita dos grãos”, esclarece o analista da Embrapa Trigo, Giovani Faé. 



  Para os profissionais da Embrapa Trigo, Evandro Lampert, Giovani Faé e Henrique Pereira dos Santos, o diferencial no planejamento forrageiro não está na escolha do material, mas no manejo das pastagens. “Para garantir um pasto de qualidade é preciso avaliar a altura das plantas, que deve estar com folhas novas e abundantes”, avalia Faé.



Para Ivonei Librelotto, “esse Dia de Campo deixou simplesmente de ser um evento que aborda os cereais duplo propósito ou a tecnologia de integração Lavoura-Pecuária para ser um Dia de Campo também da integração do conhecimento, das experiências”. São esses conhecimentos e tecnologias que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) procura passar aos produtores. De acordo com Jorge Cerbaro, técnico da empresa e coordenador das atividades do território do Médio Alto Uruguai, as tecnologias apresentadas na Fazenda Librelotto são para produzir alimento para o gado o ano inteiro, de baixo custo, com produção de leite e carne com custos quatro vezes menores que a produção de silagem e ração.


O Dia de Campo contou com 30 entidades parceiras, entre elas o curso de Zootecnia da UFSM – campus de Palmeira das Missões, representado no evento pelos professores João Pedro Velho e Paulo Sérgio Góis Almeida. O trabalho desenvolvido na Fazenda Librelotto foi sobre o Manejo de Adubação Nitrogenada em trigo duplo propósito, o qual, de acordo com Paulo Almeida, coordenador do projeto, procurou avaliar a questão da adubação em sistemas integrados de produção em agricultura e pecuária. O professor falou ainda sobre a importância da participação da Universidade no evento: “A UFSM vem participando deste Dia de Campo por entender que é importante a Universidade estar presente na sociedade e também para a formação acadêmica dos alunos que dela fazem parte. Procuramos chamar a atenção para o trigo duplo propósito como uma ferramenta para gerar renda para o produtor, para a região, para o Estado. E é isso que nós precisamos fazer na Universidade, estimular o que vem sendo feito também no sistema econômico”, explicou.


Também participaram do programa os Engenheiros Agrônomos da Agricenter Marcelo Buriol e André Pelegrini que destacaram a importância do sistema de consorciação de atividades de produção agrícola e pecuária.

Marcos Colleti da Moto Agrícola Wolkweis, destacou no LA no Campo o 3º Encontro de Negócios realizado neste sábado dia 17 de agosto no Parque de Exposições.


O Programa é apresentado por Loreno Cerutti e Celso, com reportagens de Lucas Faustino e assistência Técnica de Ademar Borella.

Oferecimento:

- Cresol Frederico Westphalen

- Moto Agrícola Wolkweis

- Creluz

- Agricenter



Fonte: 
- www.emater.go.gov.br › Notícias  
 -decom.cesnors.ufsm.br/
- www.agricultura.rs.gov.br › Noticias
- www.boavistadasmissoes.rs.gov.br/
Fotos: Lucas Faustino e Almir Felin / Da Hora



Nenhum comentário:

Postar um comentário