sábado, 4 de maio de 2013

LA no Campo fala sobre hortifrutigranjeiros




O Programa LA no Campo deste sábado, dia 04 de maio, abordou a cadeia produtiva de hortaliças. Do plantio das mudas até a mesa do consumidor final. Para isso, a equipe do programa visitou inúmeras propriedades de produtores, conversou com técnicos, supermercadistas e consumidores.


O primeiro a falar é o produtor Maurício Vissoto que produz 3 hectares de hortaliças e 2 hectares de laranjas na Linha Vanelli. O produtor afirma que prefere as hortaliças folhosas como alface e tempero verde, rúcula, e chicória. A 18 anos na atividade, Maurício confirma que aproximadamente 80% da produção é mantida em estufas garantindo um produto de alta qualidade.


Vera Cancian, chefe do Escritório Municipal da Emater afirma que muitas famílias fazem da produção de hortigranjeiros a principal renda da família.


Vera também falou sobre um curso de boas práticas que os produtores participaram no Colégio Agrícola, para levar a mesa do consumidor um produto seguro e saudável.


A Secretária Municipal de Saúde Marli Vendrusculo disse no programa que as capacitações das quais participam os produtores fazem parte de um projeto que visa melhorar o manejo destes alimentos com vistas a segurança alimentar. A Secretária de Saúde do município afirmou também que se o produtor conseguir oferecer produtos de maior qualidade vai estar agregando mais valor e conseqüentemente conseguindo mais vendas.



O programa também ouviu Edson Stasiak produtor de verduras que a 12 anos produz para o comércio local. Stasiak destacou que investe bastante em tecnologia e qualidade de sementes e mudas pois os consumidores são bastante exigentes e exigem muita qualidade nestes alimentos. Ele disse que produz 6 variedades de alface e tomate , brócolis, beterraba, agrião e que produz em torno de 90% das sementes. O produtor apresentou ao programa o consorciamento na produção de alface com rúcula o que garante mais produção e qualidade


Outro produtor que participou do programa foi Victor Antônio Bolzan da Linha Alto Castelinho. Ele recebeu o programa na lavoura onde cultiva 1 hectare de verduras a aproximadamente 20 anos . Ele afirmou que iniciou plantando batata doce, melão e milho verde e só depois começou a produzir hortaliças. Bolzan confirmou que hoje esta é a principal atividade na propriedade de 22 hectares.


Na mesma propriedade vive e trabalha o filho Victor. Márcio Bolzan divide o tempo entre as verduras e a produção de suínos. Ele destaca a preparação do solo para plantar as verduras. Segundo ele é necessário observar a época do ano e o tipo de verdura que será plantada.Outro aspecto destacado por Márcio é a irrigação para manter a umidade no solo e garantir boa produção.



Odair Straus proprietário da Agropecuária Straus participou do programa já que também trabalha na cadeia das hortaliças. Ele compra e revende as mudas para os produtores. Segundo Odair as vendas aumentaram nos últimos meses em torno de 300%. Ele garantiu que 80 % dos seus clientes são pessoas que fazem pequenas plantações em casa e que apenas 20% são para os produtores em escala. Os produtos que tem mais procura são alface, chicória, beterraba e tempero verde, bem como o adubo para horta, sendo o químico e o orgânico.


O Presidente da Cresol Frederico Westphalen Cledir Magri também falou no LA no Campo. Ele participou no período de 22 a 27 de abril, a convite da Cecosol, de agendas estratégicas em Québec e Montreal, no Canadá. O intercâmbio teve como objetivos principais a participação da Cresol Central no encontro solidário (seminário que antecede realização da Assembleia Geral) e na assembleia da Caixa de Economia Solidária Desjardins - Cecosol, bem como em reuniões com a Central Nacional dos Sindicatos – CSN.


 Conforme Cledir Magri, a participação nas agendas oportunizou ampliar o intercâmbio entre a Cresol Central SC/RS e Cecosol, refletir sobre o conceito de globalização atrelado a economia solidária, sendo fundamental estreitar a parceria com outras instituições da economia solidária e conhecer novas formas de pensar este setor. “Estabelecemos objetivos comuns para continuidade do intercâmbio, nas áreas de controle interno, gestão preventiva e avaliação de crédito para empreendimentos coletivos (cooperativas de produção, agroindústrias, sindicatos) e pessoas jurídicas, áreas que a Cecosol possui expertise e longa prática na área”, salienta o Presidente da Cresol Frederico Westphalen.



No último bloco o programa ouviu Gelson Dallanora. Ele produz hortaliças na Linha 21 de Abril tendo como diferencial a produção hidropônica, ou seja, as hortaliças são produzidas na água. Gelson afirma que esta técnica é nova, mas muito eficiente, já que facilita o manuseio das plantas por elas estarem a 1 metro do chão. Outro aspecto destacado pelo produtor é a limpeza das verduras pois elas não entram em contato com a terra, mas somente com água enriquecida com nutrientes que corre por canos suspensos em uma estrutura de metal.


Airton Bonandiman, representante das Farinhas Roseflor e do Arroz Tio João também esteve no programa. Ele falou da qualidade dos produtos que revende. Como exemplo Bonadiman citou o Arroz Tio João que garante 100% de grãos inteiros aos seus consumidores garantindo satisfação para a dona de casa. Ele destacou vários tipos de arroz como o especial para carreteiro, arroz com galinha, arroz com brócolis, arroz a grega e as versões branco e parboilizado.

Com relação as Farinhas Roseflor ele destacou que o produto é diferenciado. Bonadiman destacou o mix de produtos como farinha para a dona de casa, farinha para massa fresca, produtos integrai da linha light como centeio, oito grãos,soja, linho. Ele destacou também o atendimento as padarias e indústrias de massas com produtos e preços diferenciados.


Para finalizar, o programa ouviu os representantes dos supermercados de Frederico Westphalen  Afresuper, Jovane Johann e Nelson Razia. Eles afirmaram que a parceria com os produtores de verduras é muito grande. Os supermercadistas destacaram que os produtores de hortifrutigranjeiros se especializaram nos últimos anos o que garante produtos de maior qualidade.


 Jovane Johann destacou as novas técnicas como a produção hidropônica e a busca por maior variedade de hortaliças como ponto positivo na relação com os produtores, e também a oferta de produtos o ano todo, na safra e também na entre safra.
Nelson Razia também disse que esta atividade está mantendo muitas famílias no interior do município com qualidade de vida, já que com o aumento das vendas a receita desta propriedades também cresce.


O Programa LA no Campo vai ao ar todos os sábados às 05 horas da manhã pela Luz e Alegria AM.
Apresentação: Loreno Ceruti e Celso Santos

Patrocínio:
-Cresol Frederico Westphalen
-Creluz
-Moto Agrícola Wolkweis
-Metalúrgica Tapajós
-Britagem Barril
-Farinhas Roseflor e Arroz Tio João- Representante Airton Bonadiman

Nenhum comentário:

Postar um comentário