sábado, 11 de maio de 2013

Construção de cisternas é debatida no LA no Campo




Aproveitamento da água da chuva. Este foi o assunto abordado pelo Programa LA no Campo deste sábado, dia 11 de maio, pela Luz e Alegria AM.
A reportagem do programa ouviu produtores rurais, técnicos e autoridades. Em cada depoimento a certeza de que é necessário armazenar água agora, para ser utilizada em eventuais estiagens que vierem a ocorrer.



O primeiro a falar no programa foi o Secretário Municipal da Agricultura Lauro Somavilla, que organizou uma tarde de campo na propriedade de Roque Mussini. Segundo o Secretário o objetivo do encontro foi mostrar "in loco" aos interessados as técnicas e informações para construir uma cisterna. Somavilla confirmou que dezenas pessoas compareceram e muitas delas demonstram interesse em executar as obras em suas propriedades. Todos puderam conversar com os fornecedores de insumos e técnicos e em breve pretendem iniciar a instalação das cisternas.



Logo após falou Roque Mussini que recebeu em sua propriedade a tarde de campo. Ele destaca como muito importante o aproveitamento de água em cisternas. O agricultor falou que faz a captação de água dos telhados e que armazena aproximadamente 400 mil litros de água. Mussini destaca que a água é utilizada para tratar os suínos alojados em sua propriedade e que é uma água de muita qualidade.


Antônio Carlos Grotto, da Emater destaca que atividades como o dia de campo, são importantes por que levam conhecimento aos agricultores. Groto afirmou que historicamente a cada 10 anos, pelo menos 3 anos apresentam secas ou estiagens severas na região. Ele confirmou que é necessário armazenar água para utilizar quando faltar chuva. O técnico da Emater lembrou que muitas propriedades são socorridas por caminhões pipas das prefeituras quando poderiam se utilizar da água armazenada nestas cisternas, diminuindo assim os prejuízos na propriedade.



Rudimar e Fabiano são representantes de empresas que fornecem o material para construção das cisternas. Eles falam que as cisternas para armazenar águas naturais podem ser construídas no interior e também na cidade pois apresenta benefícios em ambas as situações. Os técnicos confirmaram que os produtores passam por muitas dificuldades em época de escassez de chuva, e que com as cisternas estes problemas são solucionados. Segundo os técnicos representantes das empresas fornecedoras, a água coletada nos telhados da propriedade é conduzida por um sistema de canos, passa por filtros e é depositada em um reservatório conhecido como cisterna. Eles deixam como principal dica para garantir a qualidade da água, o cuidado para evitar que os raios solares entrem em contato com a água, assim as bactérias não se proliferam e a durabilidade é muito maior.   A Gerente Adjunta da Emater Regional, Ana Cláudia Pedon disse que a permanência do homem no campo, bem como a sucessão familir acontecem quando há qualidde de vida. E a água representa exatamete isso. Ana Cláudia confirmou que o escritório regional da Emater desenvolve vários projetos de captação de água para assegurar a permanência dos agricultores nos 42 municípios de atuação da regional.    
Já o prefeito Roberto Fellin Júnior que tambem participou da tarde de campo, disse no La no Campo que para o município é importante a construção de cisteras ou outras estruturas de armazenamento de água, pois assim diminuirá a necessidade de colocar caminhões pipas para transportar água em época de estiagem para comunidades do interior e por que estas ações vão diminuir sensivelmente o impacto da falta de água.    
Por sua vez Claudiovani Ferigollo responsável pela carteira de repasses do Pronaf junto a Cresol, confirmou que a existem na Cooperativa de Crédito de Frederico Westphalen, linhas de crédito para construção de cisternas. Segundo Ferigllo existem duas possibilidades: Acessando o Pronaf mais alimemento ou o Microcrédito, ambas com juros subsidiados e facilidades na negociação.   A agricultora Julia Tatto e o agricultor Dirceu Trevisol que participaram da tarde de campo na proprioedade de Roque Mussini, disseram que para quem tem uma atividade rural como suinocultura, avicultura, bacia leteira emesmo para a irrigação de hortas e pomars e que necessite grande quantidade de água, a construção das cisternas é a alternativa mais viável.    
Carlos Roberto Olzevsky e Gaspar Scheidt da Unidade de Cooperativismo da Emater, destacaram  no programa que nos últimos 14 anos ocorreram 10 estiagens e que o Governo do Estado desenvolve o Programa Mais Água Mais Renda com o objetivo de construir açudes e cisternas com financiamentos que podem ser pagos em até 10 anos. Segundo os técnicos cada vez mais é necessário aprofundar os estudos sobre a utilização das águas da chuva se utilizando de tecnologias para irrigação,  trato de animais e até para abastecer agroindustrias.   O Programa LA no Campo é aprsentado por Lreno Cerutti e Celso Santos e vai ao ar todo os sábados ás 05 horas da manhã pela Rádio Luz e Alegria AM.  

Patrocínio:

-Cresol Frederico Westphalen

-Moto Agricola Wolkweis

-Creluz

-Britagem Barril

-Arroz Tio João e Farinhas Roseor- Represetante Airton Bonadiman

Nenhum comentário:

Postar um comentário