sábado, 27 de abril de 2013

LA no Campo destaca a Feira Regional da Agroindústria, da Agricultura Familiar e do Artesanato.



Com o objetivo de incentivar a produção, transformação e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, além de aproximar os produtores dos consumidores, acontecerá a Feira Regional da Agroindústria, da Agricultura Familiar e do Artesanato no próximo dia 11 de maio, no calçadão da Praça da Matriz de Frederico Westphalen. A promoção é da Secretaria Municipal da Agricultura com o apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do estado.

Com o objetivo de divulgar a Feira, o LA no Campo deste sábado, dia 27 de abril, reuniu no estúdio da Rádio Luz e Alegria organizadores e expositores do evento.


De acordo com o secretário municipal da agricultura, Lauro Somavilla, essa feira já faz parte do calendário de eventos do município e terá como foco principal a agroindústria devido à importância que elas exerce para a economia. “FW possui hoje 13 agroindústrias legalizadas e mais 11 em vias de implantação. Por isso, é interessante que as entidades se unam para fomentar a renda dos nossos agricultores”, explicou Somavilla.O Secretário disse que  os produtos que serão expostos são de grande qualidade, pois as agroindústrias cumprem a legislação sanitária, ambiental, previdenciária e fiscal. Para Somavilla a feira servirá também para os agricultores realizarem contatos com novos clientes e concretizarem mais vendas.


Vera Cancian, Chefe do Escritório Municipal da Emater afirmou que os feirantes vem motivados por terem realizado um curso de boas práticas, garantindo ainda mais qualidade aos produtos. Segundo ela serão aproximadamente 40 expositores entre produtores de hortifrutigranjeiros, agroindústrias e cooperativas da região que estão ligadas ao setor e representantes do artesanato regional. Vera Cancian destacou também o processo de legalização das agroindústrias. “São várias etapas para a legalização, a primeira delas é a capacitação dos interessados nos centros de treinamentos da Emater, onde eles tem contato com as normas e leis das agroindústrias. Os produtores também são cadastrados no Programa de Agroindústria do Estado o que garante a gratuidade dos cursos de capacitação,” afirmou a Chefe do Escritório da Emater.


Magali Piaia, Médica Veterinária explicou que haverá inspeção nos produtos que serão expostos, pelo SIM Serviço de Inspeção Municipal. Segundo Magali o produtor vai consumir um produto de boa qualidade com certificado e com origem e procedência. Para a Médica Veterinária é importante ressaltar que a inspeção faz parte do processo de venda e valoriza os produtos locais licenciados. Magali afirmou que no caso de agroindústria de origem animal é necessário a contratação de um veterinário que vai acompanhar o processo de produção.


O Presidente da AFRESUPER, Associação dos Supermercados de Frederico Westphalen, Jovane Johann afirmou que os supermercados locais estão absorvendo os produtos produzidos em agroindústrias, com base na segurança alimentar. Ele ressaltou a importância da inspeção dos produtos, pois é garantia de produtos de qualidade. O Presidente da Associação confirmou que todas as agroindústrias legalizadas vendem seus produtos nos mercados  de Frederico Westphalen.


Também participou do programa o proprietário de Agroindústria Natufred Vanderlei Zonta. Ele produz suco de uva e suco de laranja. “A pequena agroindústria enfrenta dificuldades em todo o processo já que precisa lidar com a documentação para legalização, com o trabalho de adequação do estabelecimento, busca de matéria prima, transformação, armazenamento e comercialização e entrega,” disse Zonta.


Carlos Roberto Olczevski, da Unidade de Cooperativismo da Emater afirmou durante o programa que o setor de cooperativismo da Emater  pode ajudar na comercialização dos produtos. O trabalho é voltado para pequenas cooperativas agropecuárias  com vistas  a gestão, e a comercialização. “As cooperativas são formadas e dirigidas por agricultores, que não possuem a rigor muitos conhecimentos da legislação o que acaba sendo um problema e atrasa o processo”. Carlos confirmou a presença de 3 cooperativas de agroindústrias na Feira do próximo dia 11 de maio. Estarão expondo seus produtos a Cooperativa  Extremo Norte de Alpestre com suco de mertilo como a grande novidade, a Coopraf de Frederico Westphalen com produtos orgânicos e a Cooperametista com sucos e vinho.


Lenir Maria Natali Veroneze contou sua experiência na produção de mais de 20 produtos de origem vegetal como pepinos, picles e outros. Ela afirmou que iniciou como uma  micro empresa. Há dois anos ela resolveu iniciar uma agroindústria e que até agora ainda não conseguiu legalizar o que impede a venda em supermercados e assim gerando prejuízos para a propriedade.


Vanderson Santos Pereira da Cresol falou sobre o Programa de  Microcrédito  com juro subsidiado de 0,64% ao mês que é um opção para financiamentos e para investimentos e fomento do desenvolvimento de projetos e também sobre o Pronaf agroindústria que é destinado a agricultores familiares, para construção, reforma e ampliação das agroindústrias. Com juros de 2% ao ano.


Amauri e Ivanir  Miotto  produzem mais de 10 produtos  como pães,bolachas e  cucas.Vendendo a muitos anos em feiras em Frederico Westphalen.

 O casal ressaltou a importância da Emater e Secretaria da Agricultura como segmentos que apoiam a iniciativa.


Edegar Pacheco, Presidente da CDL também participou do programa e ressaltou que todos os segundos sábados de cada mês é realizado o Sabadão dos Negócios, onde está inserida a Feira Regional da Agroindústria, da Agricultura Familiar e do Artesanato. Para Edegar Feiras como esta servem também para movimentar todo o comércio já que a movimentação de pessoas é muito grande em torno do evento.
O Programa vai ao ar todos os sábados às 05 horas da manhã na Luz e Alegria AM.

Patrocínio:
-Cresol Frederico Westphalen
-Moto Agrícola Wolkweis
-Metalúrgica Tapajós
-Creluz
-Britagem Barril
-Farinhas Roseflor e Arroz Tio João- Representante Airton Bonadiman



Nenhum comentário:

Postar um comentário