sábado, 4 de janeiro de 2014

O Programa LA  no Campo deste sábado,04 de janeiro, reproduziu alguns momentos de programas que foram apresentados ao longo do ano de 2013. 
Na primeira parte do programa, voltamos ao dia 05 de outubro quando a caravana do LA do Campo esteve na Linnha Dalmolin em  Caiçara na propriedade de Celso Marquezan e Ana Maria Marquesan.


 O assunto foi a produção de fumo.A propriedade visitada pelo Programa LA no Campo possui aproximadamente 31 hectares, produz ainda soja, milho e leite.
Apenas o casal vive no local e se dedicam exclusivamente a produção destas culturas e do leite, já que possuem aproximadamente 10 vacas em lactação.


Segundo Celso Marquesan a cultura do fumo ainda é uma das mais importantes na propriedade mesmo que seja a que mais exige mão de obra e trabalho braçal em todo o seu período vegetativo e principalmente na colheita.Participaram do programa LA no Campo na Linha Dalmolin o Secretário Municipal de Agricultura de Caiçara Paulo Pedro Trevisan, o Vice Prefeito Silvano Faccin, o Prefeito Zilio Roggia, o Instrutor e Produção de Fumo Volmir Silva de Mattos além de Ademir Ferigollo, Valcir Andreolla e Salete Andreolla que são vizinhos da família Marquesan.
No segundo bloco, o LA no Campo recuperou os melhores momentos do programa que foi levado ao ar no dia 07 de setembro de 2013.Na oportunidade o assunto foi a programação dos 05 anos da Cresol Frederico Westphalen.

A Cooperativa Cresol de Frederico Westphalen, inaugurada em 05 de setembro de 2008, comemora cinco anos de atividade na região. Seguindo os princípios do Cooperativismo, a Cresol surgiu da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar da região onde está inserida, e para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.A data foi comemorada em solenidade nesta quinta feira, 05, na presença de associados, agentes de crédito, conselheiros e parceiros da Cresol, na sede da Cooperativa de Crédito.


Na oportunidade o Presidente Cledir Magri apresentou os números da Cooperativa, os programas desenvolvidos e o planejamento para os próximos meses. –“ O mês de setembro é especial para a Cresol. No dia 05 comemoramos 5 anos de atividade em Frederico Westphalen, no dia 15 vamos comemorar 1 ano da instalação da Cooperativa e no dia 27 vamos inaugurar a primeira unidade em Palmitinho," disse o Presidente na época.


Várias autoridades e lideranças participaram da solenidade de comemoração dos cinco anos da Cresol Frederico Westphalen,entre elas, o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal Sidinei Sbegen, o Presidente da Cotrifred Elio Pacheco, a Coordenadora Adjunta da EMATER Regional Ana Zanatta Pedon, a Chefe do Escritório Municipal da EMATER Vera Cancian, Gelson Ferrari representando a Cresol Central, os Secretários Municipais Lauro Somavilla da Agricultura e Sidnei Barbieri da Industria, Comércio e Tursimo,  Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região: Ibanês Roggia da Caiçara, Dércio Romitti de Taquaruçu do Sul,Valcir Binello de Vista Alegre.
A seguir o o programa voltou ao dia 11 de maio de 2013 quando assunto foi a construção de cisternas para armazenar água em propriedades rurais.
A reportagem do programa ouviu produtores rurais, técnicos e autoridades. Em cada depoimento a certeza de que é necessário armazenar água agora, para ser utilizada em eventuais estiagens que vierem a ocorrer.


O primeiro a falar no programa foi o Secretário Municipal da Agricultura Lauro Somavilla, que organizou uma tarde de campo na propriedade de Roque Mussini. Segundo o Secretário o objetivo do encontro foi mostrar "in loco" aos interessados as técnicas e informações para construir uma cisterna. Somavilla confirmou que dezenas pessoas compareceram e muitas delas demonstram interesse em executar as obras em suas propriedades. Todos puderam conversar com os fornecedores de insumos e técnicos e em breve pretendem iniciar a instalação das cisternas.


Logo após falou Roque Mussini que recebeu em sua propriedade a tarde de campo. Ele destaca como muito importante o aproveitamento de água em cisternas. O agricultor falou que faz a captação de água dos telhados e que armazena aproximadamente 400 mil litros de água. Mussini destaca que a água é utilizada para tratar os suínos alojados em sua propriedade e que é uma água de muita qualidade.


Antônio Carlos Grotto, da Emater destaca que atividades como o dia de campo, são importantes por que levam conhecimento aos agricultores. Groto afirmou que historicamente a cada 10 anos, pelo menos 3 anos apresentam secas ou estiagens severas na região. Ele confirmou que é necessário armazenar água para utilizar quando faltar chuva. O técnico da Emater lembrou que muitas propriedades são socorridas por caminhões pipas das prefeituras quando poderiam se utilizar da água armazenada nestas cisternas, diminuindo assim os prejuízos na propriedade.



E por fim o programa LA no Campo especial deste sábado, voltou ao dia 07 de agosto de 2013 quando o assunto foi a Integração Lavoura Pecuária.A reportagem do programa foi até Boa Vista das Missões onde acompanhou um dia de campo na propriedade da Família Librelotto na Linha São Marcos. 


Há mais ou menos 10 anos atrás, o produtor rural Ivonei Librelotto encontrava dificuldades para se manter no campo, a ponto de chegar a pensar em vender tudo e mudar com sua família para a cidade. Porém, como não se via fazendo outra coisa, Ivonei decidiu então pedir ajuda. Assim, com o auxílio de pesquisas e novas tecnologias, o produtor mudou completamente a realidade de sua propriedade, na Linha São Marcos, em Boa Vista das Missões e hoje, em 111 hectares de terra, cria gado de corte, além de plantar diversas cultivares, em especial o trigo, tornando-se assim referência para outros agricultores da região.

Com o intuito de repassar essa experiência de sucesso a outras pessoas interessadas, foi criado o Dia de Campo – Integração Lavoura-Pecuária, realizado anualmente na própria Fazenda Librelotto. E a quinta edição do evento se deu ontem (8/8), com o apoio da Emater/RS-Ascar, Agrobon, Cooperjab, Embrapa Trigo, Fazendas Librelotto e Busanello e Sementes Cometa. Cerca de mil agricultores, empresários, técnicos, estudantes e pesquisadores estiveram na propriedade em busca de informações sobre a Integração Lavoura-Pecuária, além de obter conhecimento sobre os trigos BRS Parrudo e BRS Tarumã, este último que vem sendo considerado o mais vantajoso pelas suas características e potenciais. Os visitantes tiveram 15 minutos em cada estande com explicações de técnicos da Emater/RS-Ascar, onde puderam observar os bons resultados do BRS Tarumã, cultivo de trigo de duplo propósito, superior em comparação com a aveia preta, que era cultivada anteriormente na propriedade.

A programação do Dia de Campo teve a presentação do sistema de produção dapropriedade (gado de corte), estratégias de manejo e resultados obtidos.Planejamento forrageiro para minimizar falta de alimento para os animais em períodos de escassez.Fertilidade do solo e ciclagem de nutrientes.Consórcios de forrageiras e novas variedades.Manejo de cereais de duplo-propósito, suplementação e conservação de forragem. Apresentação do sistema de produção da propriedade (gado de leite), estratégias de manejo e resultados obtidos.
Bem estar animal e sobressemeadura em grama Tifton e campo nativo.


O Programa é apresentado por Loreno Cerutti e Celso, com reportagens de Lucas Faustino e assistência Técnica de Ademar Borella e Francisco Machado.


Oferecimento:- Moto Agrícola Wolkweis- 39 anos lado a lado com o homem do campoCresol Frederico Westphalen- O Crédito da Agricultura Familiar- Agricenter- O seu parceiro  no agronegócio

Celso Santos- Radialista, Jornalista, Especialista em Arte, Comunicação e Cultura e Especialista em Marketing, Comunicação e Branding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário