sábado, 12 de outubro de 2013

LA no Campo na 2ª Feira Regional da Agricultura Familiar, Agroindústria e Artesanato.


Em função de falta de energia elétrica, a Rádio Luz e Alegria não apresentou o programa LA no Campo no último dia 12 de outubro. O programa voltou ao ar normalmente neste sábado dia 19 de outubro, com todas as informações sobre a 2ª Feira Regional da Agricultura Familiar, da Agroindústria e do Artesanato que aconteceu na Praça da Matriz em Frederico Westphalen. Conforme matéria a seguir.


 Prefeitura de Frederico Westphalen, através da Secretaria Municipal da Agricultura e entidades parceiras (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo/RS, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, APL agroindústria e Associação dos Feirantes) realizaram no último sábado a 2ª Feira Regional da Agricultura Familiar, da Agroindústria e do Artesanato.


Durante todo o dia, a Praça da Matriz de Frederico Westphalen esteve tomada de consumidores que prestigiaram os mais de 63 expositores oriundos de seis municípios da região, além de agricultores familiares, agroindústrias e artesãos de Frederico Westpahalen. Todos expuseram e comercializaram seus produtos desde as primeiras horas da manhã, antes mesmo da feira ser aberta.
                             
O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do Estado Ivar Pavan participou da abertura do evento, que ocorreu durante todo o dia na Praça da Matriz Dom Bruno Maldaner. Ele avaliou a importância da feira, ressaltando que ela tem vínculo com as políticas do governo. -Mas, mais importante que isso, ela é uma feira construída em forma de parceria, uma parceria como nós desejamos que ela aconteça, afirmou o Secretário.

Pavan destacou que a SDR tem listado um conjunto programas, estabelecidos a partir da diretriz estabelecida pelo governador, no início do governo. -A diretriz é a que um governo só se justifica quando ele tem um projeto de desenvolvimento que ocorra debaixo para cima. Começando por aqueles que mais precisam das políticas públicas. Para tanto, nós da Secretaria de Desenvolvimento Rural, temos o Plano Safra Estadual, que desenha um novo modelo de desenvolvimento da agricultura, concluiu Pavan.
O secretário enfatizou ainda que os agricultores presentes na feira são exemplos de um novo modelo de agricultor familiar, onde ele não é apenas o produtor da matéria prima, mas sim, ele produz, agrega valor e comercializa. O Presidente da Feira, Secretário Municipal da Agricultura, Lauro Somavilla destacou que o objetivo da feira é promover, divulgar e tornar conhecidos os produtos da agricultura familiar, agroindústria e artesanato para agregar valor as famílias envolvidas no processo produtivo e mostrar as potencialidades de nossa região. - A feira superou todas nossas expectativas tanto na participação do público quanto na comercialização dos produtos, destacou Lauro.

 O programa LA no Campo acompanhou todo o evento com sua equipe de reportagem e apresentou uma síntese com os melhores momentos neste sábado, dia 19 de outubro. O LA no Campo acompanhou a abertura oficial da Feira que aconteceu por volta das 08 e meia da manhã, ouviu autoridades, consumidores e feirantes e expositores que relataram ao microfone da Luz e Alegria a satisfação de participar do evento, divulgar seus produtos e comercializar sua produção. Foram 55 expositores, dentre eles 15 agroindústrias, 15 hortigranjeiros, 32 expositores de artesanatos variados e mais duas cooperativas.
Segundo o Prefeito Roberto Fellin Júnior os pequenos agricultores e produtores estão se inserindo no processo de verticalização da agricultura, ou seja: Produzindo, agregando valor aos produtos, movimentando a economia familiar, comercializando e contribuindo para a economia do município onde vivem.
 Vera Cancian, Chefe do Escritório Municipal da Emater de Frederico Westphalen afirma que se surpreendeu positivamente com a movimentação em torno a Feira. – A Feira atingiu seus objetivos principalmente quanto ao número de expositores e ao volume de vendas realizadas e também pelo grande número de pessoas que circularam na praça durante todo o dia. Sempre que nós entidades organizadoras encurtamos a distância entre o produtor e o consumidor, ambos saem ganhando, concluiu Vera.

O Presidente da Cresol Frederico Westphalen Cledir Magri prestigiou o a Feira e destacou as potencialidades da região na produção de alimentos de qualidade que agregam valor as famílias e desenvolvem o meio rural. Para Magri a feira possibilita uma aproximação entre os produtores e consumidores garantindo negócios no evento e no futuro.
O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, através de suas agroindústrias, esteve presente com a exposição e degustação de produtos (salame, queijo, doce de leite geleias, biscoitos e outros). Na oportunidade, os acadêmicos e professores presentes divulgaram o CAFW e os cursos da área de Alimentos de forma ampla.
A participação atraiu, de forma bastante significativa, o público que se mostrou curioso em conhecer os produtos e os cursos. Na foto, o registro do momento em que o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, esteve prestigiando o estande do Curso, assim como outras autoridades presentes.

 O programa LA no Campo é apresentado Por Loreno Cerutti e Celso Santos, com reportagens de Lucas Faustino e Valdir Antônio e produção de Maurício Wiechoreki.

Patrocínio:
-Cresol- O Crédito da agricultura familiar
-Moto Agrícola Wolkweis e Consórcio Nacional Valtra
-Creluz- Gerando Energia, Construindo o futuro
-Agricenter-O seu parceiro no agronegócio

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Fotos- Crédito: Marcela Buzatto - Emater/RS-Ascar- Lucas Faustino – Luz e Alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário