sábado, 6 de julho de 2013

LA no Campo debate Trigo, Milho e Dia Internacional do Cooperativismo


 

O programa LA no Campo deste sábado, dia 06 de julho foi transmitido direto do estúdio principal do Complexo Luz e Alegria. Foram três os principais assuntos abordados no programa: Trigo, Milho e o Dia Internacional do Cooperativismo.O primeiro assunto abordado foi à plantação do trigo. O programa recebeu o Departamento Técnico da Agricenter e seus parceiros.

Marcelo Buriol, Engenheiro Agrônomo da Agricenter afirmou que o mau tempo do final mês de junho atrasou o plantio do trigo em função do excesso da umidade. Porém segundo Buriol a região praticamente já concluiu a semeadura. O engenheiro agrônomo também falou da previsão da safra deste ano já que a área plantada no Brasil deve ser 6% maior que o ano passado. Já na região a área plantada teve também um incremento muito grande, pois o trigo garante atualmente um alto rendimento com produtividade média de 45 sacas hectare.

Alessandro Schnell, Técnico Agropecuário enfatizou a necessidade do produtor estar atento ao surgimento de doenças no trigo propícias a acontecer nesta época em função da alta umidade. Segundo Alessandro as lavouras que não trataram a semente estão correndo mais riscos. Mancha foliar e ferrugem são as maiores ameaças. O técnico tambem lembrou que ocorreu um período de aproximadamente de 30 dias com pouca luminosidade o que pode facilitar a entrada de doenças na plantação que está com a imunidade mais baixa.. Todos estes fatores somados podem acarretar em uma diminuição na produção final.

Felipe Bisognin, Engenheiro Agrônomo das Sementes Dekalb, tambem participou do LA no Campo e falou sobre a importância do combate as ervas daninha que competem com o trigo, bem como da importância da adubação e da cobertura do solo para esta cultura de inverno. Felipe disse que este é o momento da aplicação dos herbicidas e do nitrogênio. Para controlar invasoras como azevem e buvas se recomenda  primeiro a aplicação dos herbicidas para evitar o crescimento das plantas e só depois aplicar o nitrogênio. Outra recomendação que Felipe passou no programa foi sobre a importância da assistência técnica na lavoura, como fazem os técnicos da Agricenter. Por fim ele confirmou que a aplicação de fungicida deve ser adiantada este ano, em função da grande incidência da mancha foliar.

Ricardo Bertinato representante das sementes Fabris Hulk também participou do programa e falou sobre o trabalho que é feito na produção de variedades das sementes. Ricardo observou que a evolução das variedades de trigo produzidas na região acompanha a preparação das lavouras e um plantio mais profissional. Bertinatto confirmou que existem atualmente testes de variedades para descobrir qual tipo se adapta melhor a região, considerando solo, clima e potencial hídrico. Segundo o técnico a implantação de lavouras experimentais é fundamental para que o próprio agricultor possa fazer esta escolha. Na região de Frederico e Seberi foram implantadas neste ano 2 variedades novas.


Outro assunto abordado no programa foi o plantio do milho uma das mais importantes culturas da região. Os produtores devem antecipar o plantio do milho neste ano para garantir à safrinha e agregar valor a cultura. Segundo os técnicos o inicio do plantio deve começar no final de julho, ou início de agosto. O Departamento técnico da Agricenter garantiu durante o programa que toda cultura para ter boa produção precisa ser semeada em solo  livre de ervas daninha ou inço e bem adubado. Para muitos agricultores este é o momento da desecação das lavouras para plantar o milho em seguida.


 Considerando que a fertilidade do solo é o principal fator para a grande produtividade de milho, a expectativa dos técnicos é que neste ano a plantação da cultura na região será ainda maior que no ano passado, em função da safra histórica do ano passado. Os convidados do programa orientaram os agricultores no sentido de preparar uma adubação correta, e escolher a melhor variedade de acordo com as características de sua propriedade.

 
E por fim o programa abordou a data máxima para os cooperados de todo o mundo. O Dia Internacional do Cooperatvivismocomemoprado em 06 de julho. Pra isso o programa ouviu uma autoridade no assunto: Cledir Magri, Presidente da Cresol Frederico Westphalen. Ele destacou a importância de se criar uma cultura cooperativista para desenvolver ainda mais a região e que a Cresol está seguindo os ideais preconizados pelo cooperativismo dando ênfase especial ao fomento da agricultura familiar.

O Programa LA n o Campo é apresentado pela Luz e Alegria AM todos os sábados as 05 horas da manhã. Apresnetação de Loreno Cerutti e Celso Santos.
 

 Oferecimento

--Moto Agrícola Wolkweis e Consórcio Nacional Valtra

-Creluz- Gerando energia construindo o futuro.

-Britagem Barril- Escritório de vendas em frente ao mercado Barril.

-Cresol Frederico Westphalen-O Crédito da Agricultura Familiar.

-Agricenter- O seu parceiro no Agronegócio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário