sábado, 13 de julho de 2013

LA no Campo debate Citricultura


 
 
 


O programa La no Campo deste sábado, dia 13 de julho foi dedicado a citricultura. A produção de laranjas, limão e bergamota em Frederico Westphalen e toda a região norte do estado.

 O programa ouviu produtores de citros, técnicos, representantes da industria e dos supermercados que absorvem a produção local e até mesmo uma nutricionista que falou da importância do consumo de laranjas e derivados.

O primeiro a falar no LA no Campo deste sábado, foi Lauro Somavilla, Secretário Municipal da Agricultura, que destacou o programa de incentivo da sua pasta para os produtores atuais no sentido de garantir a estes a assistência técnica, recursos para investimentos e principalmente um destino para toda a produção.

O Produtor de citros Clóvis Somavilla destacou as dificuldades da produção, mas enfatizou as oportunidades que a atividade oferece. Clóvis destacou que a citricultura  representa importante alternativa econômica para a  propriedade. O produtor entende que a produção no municipio deve ser estimulada e ampliada.Os produtores Locival Sarmento e Santo Tieska também participaram do programa com informações sobre a produção de citros em suas propriedades.

Já Antônio Carlos Grotto da Emater, fez uma relato da atividade no município de Frederico Westphalen. Grotto destacou que Frederico Westphalen produz citros atualmente em uma área de aproximadamente 75 hectares. O técnico da Emater tambem destacou a necessidade de investimento e mecanização na citricultura para minimizar o gargalo da falta de mão de obra.

O programa também foi a Liberato Salzano conversar com Valtemir Basségio Técnico Agropecuário da Emater e João Alfredo Wolman Gerente Administrativo da Industria de Suco da cidade.

Eles informaram que o município de Liberato Salzano é o maior produtor de Citros do Estado, com 1400 hectares e com uma produção estimada para a safra de 2013 de cerca de 27.000 toneladas principalmente das variedades  Valência, Folha Murcha, IAPAR, Umbigo Baia, Umbigo Monteparnazo e bergamotas. A Citricultura é uma atividade desenvolvida com mão de obra familiar, envolvendo 495 famílias, possui fácil comercialização e não é necessário alto investimento para entrar e se manter nessa atividade. Para ter sucesso na citricultura o produtor deverá investir mais em diversificação de variedades, plantando variedades precoces e tardias e também diversificando o mercado, ou seja, procurando melhorar a qualidade da fruta, com o objetivo de comercializar 50% da sua produção para o mercado de mesa conseguindo melhor preço, sendo o restante destinado à indústria.  Além disso, o produtor deverá ter volume de produção para que possa investir cada vez mais em mecanização e novas tecnologias de produção, aumentando assim, a qualidade e produtividade dos pomares.


A fruta para consumo In Natura é comercializada em Passo Fundo, região metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Santa Catarina e Mato Grosso, e a fruta para a indústria é comercializada para a Tecnovin, Montesuco na Serra Gaúcha, além da indústria de suco de Liberato Salzano a ISAU – Industria de sucos Alto Uruguai.

 


O programa ouviu também Jovane Johann Presidente da Associação Frederiquense de Supermercados- AFRESUPER, que falou sobre a participação dos mercados na comercialização dos citros produzidos em Frederico Westphalen e na Região.Todas as oito lojas da Associação compram e revendem laranjas, bergamotas e limões de agricultores locais.
 

Por fim foi entrevistada no programa a Nutricionista Caroline Dourado que confirmou as característica saudáveis dos citros que possume muitas vitaminas. A laranja por exemplo é um fruto rico em sais minerais como fósforo, cálcio e ferro.

Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.

É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.

 
 

O Programa LA no Campo é apresentado por Loreno Cerutti e Celso Santos todos os sábados as 05 horas da manhã.

Patrocínio:

-Moto Agrícola Wolkweis e Consórcio Nacional Valtra

-Creluz- Gerando energia, construindo o futuro

-Britagem Barril- Escritório em frente ao mercado Barril

-Cresol Frederico Westphalen- O crédito da agricultura familiar

-Agricenter- O seu parceiro no agronegócio 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário