sábado, 30 de março de 2013

La no Campo discute a pesquisa na região





Com o objetivo de compatibilizar diretrizes e estratégias de pesquisas com as políticas de desenvolvimento da região, o Programa LA no Campo deste sábado, dia 30 de março, destacou as ações que estão sendo desenvolvidas atualmente. Os entrevistados ao longo do programa comentaram sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa que fomentam ações de parcerias e tecnologias agropecuárias com foco na agricultura familiar.



A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, Fepagro, esteve em evidência no programa, pois coordena esforços de pesquisa que atendem as demandas de boa parte do Rio Grande do Sul com vista ao desenvolvimento rural. O Diretor Presidente e o Diretor Técnico da instituição estiveram na região recentemente onde participaram da aula inaugural do Curso de Tecnologia em Agropecuária da URI.


O Diretor Técnico da Fepagro João Batista Rossetto Pellegrini afirmou durante o programa que a Fundação não possui um Centro de Pesquisa na região. O mais próximo está localizado em Santa Rosa. Segundo João a visita à região serve para conhecer as principais atividades e trazer iniciativas do Governo do Estado e oferecer propostas para o futuro podendo ser inclusive a instalação de uma Extensão da Fepagro.


Danilo Rheinheimer dos Santos, Diretor Presidente da Fepagro, disse no programa que a Fundação é uma instituição que foi fundada em 1919 com o objetivo de suprir as necessidades de pesquisa no estado do Rio Grande do Sul. O Presidente afirmou que a agricultura familiar da região é muito pujante, porém com gargalos importantes que precisam ser resolvidos. Danilo confirmou que a Fepagro deseja realizar discussões para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Médio Alto Uruguai.


Já o Professor Sandro Giacomelli, responsável pelo Polo da URI destacou a importância das pesquisas na agricultura familiar. Segundo o professor a região se destaca pela grande produção de matéria prima como o leite e as frutas que não são transformadas na região e por isso não agregam valor. Giacomelli destacou a existência de investimentos na cadeia produtiva destas atividades para produzir com agregação de valor.


O Professor do Curso de Tecnologia em Agronegócio da URI, Paulo de Tarso Teixiera que desenvolve pesquisas na área de fruticultura acentuou que já existem iniciativas em propriedades da região onde são produzidos limão, tangerina e mirtilo como alternativas  inovadoras. Paulo de Tarso afirmou durante o LA no Campo que é necessário fomentar a pesquisa e firmar parcerias capazes de dar mais fôlego à produções alternativas.


Luis Pedro Hillesheim, Coordenador do Curso de Tecnologia em Agronegócio da URI, afirmou que a vinda da Fepagro para a região é algo inédito, já que o Médio AltoUruguai não recebe atenção na área da pesquisa. Luis Pedro confirmou que é preciso realizar debates para fortalecer setores essenciais ao desenvolvimento regional com ações nas áreas animal e vegetal. O professor também destacou que será importante desenvolver pesquisas voltadas para a água nas pequenas propriedades que sofrem intensamente com as seguidas estiagens criando alternativas para minimizar os prejuízos.


O programa LA no Campo é apresentado por Loreno Cerutti e Celso Santos todos os sábados das 05 às 07 horas pela Luz e Alegria AM.


Patrocínio:
-Cresol Frederico Westphalen
-Moto Agricola Wolkweis
-Creluz
- Metalúrgica Tapajós
-Britagem Barril
-Farinhas Roseflor e Arroz Tio João- Representante Airton Bonadiman

Nenhum comentário:

Postar um comentário