sábado, 16 de março de 2013

La no Campo debate situação da suinocultura





Com aproximadamente 100 produtores só em Frederico Westphalen, a suinocultura coloca anualmente no mercado cerca de 100 mil suínos e gera recursos na ordem de  43 milhões de reais por  ano para o município, representando mais de 50% do PIB Agrícola de Frederico Westphalen.


Diante deste cenário o Programa LA no Campo, debateu no estúdio da Luz e Alegria AM, neste sábado dia 16 de março, a realidade e as vantagens e dificuldades da atividade.


O secretário Municipal de Agricultura Lauro Somavilla afirmou que a cadeia da suinocultura é muito bem organizada, movimentando os mercados de ração, medicamentos, transporte, indústria e distribuição, gerando portanto renda  empregos diretos e indiretos.


 O produtor de suínos Vitalino Piton da Linha Vanelli  destacou a parceria dos produtores com grandes empresas que a rigor sustentaram a atividade nos momentos de maior crise. Piton também falou sobre a parceria com a produção de leite utilizando os dejetos para adubação do pasto. O produtor salientou que a suinocultura passa por um momento de transformação e adequações nas  estruturas de produção o que necessita de investimentos.



O Engenheiro Agrônomo e produtor Cleber Cerutti destaca que com a crise da suinocultura houve redução dos planteis de animais na ordem de 20% e um espaço maior entre um lote e outro, mantendo os pavilhões de produção mais tempo fechados. Segundo Cleber isso representa diminuição na renda do produtor que tem custos fixos na propriedade.



Já o produtor de suínos Roberto Piovesan da Linha Alto Castelinho falou sobre a integração das atividades de Suínos e do Leite, com isso garantindo economia e uma maior produção. Roberto também salientou que na sua propriedade houve redução no número de suínos alojados o que diminui o rendimento por lote.



Claudiovani Ferigollo da Cresol, abordou a necessidade de qualificação do homem do campo para que ele tenha ferramentas para produzir mais e melhor. Ferigollo destacou a necessidade de produzir mais alimentos em um cenário que aponta para o esvaziamento da população rural. Ele acredita que a população rural ainda vai diminuir mais chegando a patamares de 2 ou 3% da população geral.Hoje Frederico Westphalen tem aproximadamente  19 %  da sua população no meio rural. Ferigollo destacou  que  é necessário trabalhar programas para garantir a sucessão rural.



Marcos Coletti, da Moto Agricola Wolkweis colocou a empresa a disposição dos produtores de suínos e relatou a gama de produtos e serviços oferecidos pela representante da Valtra para Frederico Westphalen e região.



Já o empresário do setor Darci Mariotti afirmou acreditar que a suinocultura continuará sendo uma das mais importantes alternativas econômicas da região. Mariotti no entanto destacou a necessidade de investimentos dos produtores já que hoje não se admite mais  o modelo de produção que não utilize técnicas apropriadas para dar mais produtividade à propriedade. Segundo ele é necessário também investir em genética e manejo para buscar maior competitividade.



Por fim o programa projetou o futuro da suinocultura. Os convidados destacaram como fator preocupante o alto custo de produção e a necessidade de qualificar a produção para aumentar a produtividade. A maior dificuldade  segundo os  participantes do programa seria a falta de mão de obra e por isso a necessidade de integrar toda a família no processo produtivo.

O programa LA no Campo é apresentado por Loreno Cerutti e Celso Santos todos os sábados das 05 às 07 horas pela Luz e Alegria AM.

Patrocínio:
-Cresol Frederico Westphalen
-Moto Agricola Wolkweis
-Creluz
-Metalúrgica Tapajós
-Britagem Barril
-Farinhas Roseflor e Arroz Tio João- Representante Airton Bonadiman

Celso Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário