sábado, 21 de dezembro de 2013

LA no Campo trata da cultura da Uva



O Programa LA no Campo deste sábado, 21 de dezembro, abordou o tema viticultura.Ou seja a produção da  uva, que poderá ser destinada para o consumo in natura, para a produção de suco,  ou para a produção de uva passa. Quando a uva é destinada à preparação de vinhos unicamente, usa-se a designação vitivinicultura.
No estúdio principal do Complexo Luz e Alegria, o programa recebeu técnicos e produtores de uva de Frederico Westphalen e região.


O Secretário da Agricultura de Frederico Westphalen Lauro Somavilla falou sobre a área plantada com videiras na região. Em números gerais o município de Frederico Westphalen é o que possui a menor área plantada, em torno de 44 hectares apenas para uso comercial, enquanto o município de Ametista possui aproximadamente 70 hectares com videiras, Alpestre 300 hectares e Planalto possui a maior área plantada com cerca de 1 mil hectares.


O Professor Sandro Rogério Giacomelli que é o Coordenador do Polo de Modernização Tecnológica da URI participou do programa LA no Campo, onde relatou suas expewriências na área.  Giacomelli realiza um estudo sobre a uva e a produção de vinho a 3 anos. Segundo o propfessor o cultivo de videiras e o consumo de vinho é uma questão cultural introduzida no estado pelos italianos. Outro aspecto observado na entrevista foi a necessidade de o produtor de vinho observar e controlar a temperatura do vinho na sua elaboração,para que ele não perca qualidade nem suas propriedades que fazem bem a saúde humana.
Ainda segundo Giacomelli a Uri possui  um laboratório para fazer uma análise de qualidade do vinho na região e que os produtores podem buscar estas informações.


O Enólogo Nivaldo Potrich, que presta assessoria a Secretaria Municipal de Frederico Westphalen, também participou do LA no Campo. Potrich afirmou que para iniciar a atividade de produção de uva o indicado é adquirir as mudas de um viveiro confiável, livre de patógenos que atacam a planta. O enólogo confirmou que a produção de uva deste ano é menor em relação a safra passada. Segundo Potrich isso ocorre em função de fatores climáticos, já que fez mais frio do que em outros anos o que também atrasou a maturação da planta.


Nivaldo Potrich também falou sobre o curso de elaboração de vinho de qualidade na pequena propriedade, promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com o Escritório Municipal da Emater no último dia 17 de dezembro. O curso se estendeu a produtores de uva e também aos que somente produzem vinho principalmente para o consumo da família com o objetivo de levar aos produtores aprimoramento ao processo, conhecimento, técnicas e cuidados para que o produtor possa atingir a qualidade do vinho, consequentemente incentivando os vitivinicultores a elaborar e comercializar os seus próprios vinhos. O curso foi ministrado pelo enólogo da secretaria Nivaldo Potrich.


Segundo o Secretário da Agricultura Lauro Somavilla, durante o curso foram explanados assuntos como os problemas mais frequentes que afetam a qualidade do vinho, tais como: falta de higiene de equipamentos e do estabelecimento, má conservação das pipas que podem dar gostos estranhos ao vinho, uso incorreto do metabissulfito de potássio, vinhos branco e tinto muito tempo em contato com a casca, a não realização de trasfegas (travaso) necessárias e a falta de atesto, ou seja, espaços de ar nos tanques (pipas).


 Também foram explicadas as variedades mais indicadas na região para vinho, tanto brancas como tintas, ponto de colheita, fermentação alcoólica, correção de açúcar, vinificação em branco e tinto, práticas enológicas (pé de cuba, trasfegas e atestos), e todo o processo para estabilização até o engarrafamento do vinho.
Para o mês de janeiro será agendado um novo encontro que tratará da parte pratica, onde os produtores poderão acompanhar in loco todos os processos para a produção de vinho com qualidade.


O Programa LA no Campo é apresentado todos os sábados as 05 horas pela Luz e Alegria AM.
Apresentação de Loreno Cerutti e Celso Santos.

Oferecimento:
-Moto Agrícola Wolkweis-39 anos lado a lado com homem do campo
-Creluz-Gerando energia, construindo o futuro
-Cresol Frederico Westphalen e Palmitinho- O crédito da agricultura familiar
-Agricenter- O seu parceiro no agronegócio

Fonte: Assessoria de Imprensa- Prefeitura Frederico Westphalen

Celso Santos- Radialista, Jornalista, Especialista em Arte, Comunicação e Cultura e Especialista em Marketing, Comunicação e Branding.



Nenhum comentário:

Postar um comentário