segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Caravana do LA no Campo esteve em Erval Seco

No sábado, 22 de agosto, a caravana do programa LA no Campo esteve na propriedade de Ereneu Bore na Linha Palmeira, município de Erval Seco.De lá, Nelson Buzatto, Loreno Cerutti e Ademar Borella puderam proporcionar a região mais um debate de alternativas para o desenvolvimento das propriedades familiares da região do Médio Alto Uruguai.
A propriedade é dividia entre quatro irmãos, num total de 400 hectares, sendo que o senhor Ereneu possui em torno de 70 hectares. Ele informou que a história da família começou com o seu pai, há 47 anos atrás, quando veio da região de Panambi e se colocou em Erval Seco, sendo que na época havia comprado 34 hectares de terra para plantar. O que é cultivado na propriedade, é dividido entre os irmãos, tanto os lucros como as despesas. No local também são criadas vacas de leite, produto que é vendido na região.
Orestes Sponchiado, da Casa Familiar Rural (CFR) participou do programa e destacou o bom trabalho desenvolvido na propriedade, que conta com a ajuda dos dois filhos do senhor Ereneu que fazem parte da CFR, onde recebem orientações sobre com atuar no campo e obter bons resultados.
Já o Chefe da Emater, Dieter Vitmuller informou que Erval Seco é dividido em duas regiões. A de campo e a de minifúndio. Conforme dados do IBGE, são 1963 as propriedades rurais no município, sendo que destas, 85% são formadas por menos de 15 hectares. Conforme Dieter, a produção de soja e milho é bastante grande no município, só registrou queda recentemente devido a prolongada estiagem registrada na região. – Os agricultores, com a diminuição na produção de grãos, partiram para a produção leiteira como fonte de renda extra – disse ele. Já no dia 29 agosto a caravana do LA no Campo irá até a propriedade de André Camargo – Linha Santos Anjos – FW .






Nenhum comentário:

Postar um comentário